Preparada para gerenciar projetos industriais multidisciplinares em vários segmentos, como mineração, siderúrgica, química, papel e celulose, agronegócios, alimentos, automotivo, energia e óleo e gás, a IHM Engenharia, nova empresa do grupo Stefanini, foi responsável pelo fornecimento dos serviços de automação do mineroduto Minas-Rio, o maior do mundo, com 529 quilômetros de extensão e capacidade de escoamento de 26,5 milhões de toneladas de polpa de minério de ferro por ano.

A empresa foi responsável pelo fornecimento dos serviços de automação desde o projeto básico até a operação do sistema, compreendendo a especificação de equipamentos e softwares, assim como o desenvolvimento dos aplicativos para o sistema de automação.

O sistema adotado permite visualizar e operar todo o mineroduto por meio de qualquer uma das diversas estações de operação distribuídas nas salas de controle ao longo do trecho. O tempo de resposta é inferior a um segundo.

O automatismo das sequências operacionais do processo reduz a necessidade de interferência do operador. Ademais, a disponibilidade de todos os dados de processo no sistema facilita o controle da operação e permite a detecção de falhas, além do armazenamento do histórico do funcionamento do mineroduto.

Economia

O primeiro bombeamento do mineroduto Minas-Rio, que passa por 32 cidades entre os Estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, ocorreu no segundo semestre do ano passado. A economia do transporte dutoviário é um dos pontos que merece destaque.

Esse tipo de transporte tem custos unitários menores, comparados aos transportes rodoviário e ferroviário. Isso só é viável em razão da possibilidade de redução do traçado, menor investimento com aquisição de equipamentos e melhores custos operacionais.

Experiência IHM

Com 20 anos de história e mais de 800 projetos em diversos setores da indústria, no Brasil e no exterior, a IHM Engenhariajá implementou sistemas de controle nos quatro maiores minerodutos de polpa de minério de ferro do mundo e participou de minerodutos para transporte de concentrado de apatita e oleoduto. Essa competência pode ser explorada também para transporte de outros elementos, como água.

Mineração

Certificada por todas os grandes fornecedores de tecnologia do segmento de automação, como Rockwell, Siemens, GE, Schneider, Emerson, OSI, Elipse, entre outros, a IHM Engenharia oferece soluções completas para o segmento de mineração, que vão desde os estudos de viabilidade de projetos e plano diretor de automação até o Start-Up, treinamento e sustentação.

Stefanini e IHM

A fusão, anunciada no início deste mês, beneficiará tanto as empresas quanto os clientes. No caso da IHM, a empresa ganha capilaridade com a presença internacional e expertise de quase 30 anos de atuação da Stefanini. Esta, por sua vez, passa a complementar o portfólio com as soluções mais eficientes do mercado em automação, elétrica e TI industrial. Já os clientes passam a ter uma solução em um único fornecedor.

Sylvio Barbosa on Linkedin
Sylvio Barbosa