Olá a todos!!

Este aqui é o primeiro post no blog de otimização da IHM!

A ideia aqui é trocar ideias sobre tecnologias de otimização de processos, gerenciamento de desempenho de malhas e controle avançado. O intuito é falar um pouco sobre as novas tecnologias da área, tendências de mercado e melhores práticas… enfim, assuntos pertinentes.

Aqui teremos posts voltados para este tema, abordando o ponto de vista teórico, técnico-prático e  negócios. Para começar nossa conversa, escolhemos o tema “Os 5 motivos para investir em otimização de processos industriais”.

Entre 2000 e 2010, a otimização de processos industriais, comumente conhecida como sintonia ou auditoria de malhas de controle PID foi bastante explorada. Apesar de ser uma ciência que traz bastante benefícios comprovados e de alto valor para a indústria em geral, mostrou-se um pouco esquecida nos últimos anos. Um dos prováveis motivos para isto se deve ao alto custo desse tipo de serviço, que demanda por profissionais altamente qualificados e dependência de softwares geralmente importados, de alto custo de licenciamento e manutenção.

A boa notícia é que esse tipo de serviço ganha espaço novamente na indústria. A tendência atual é aproveitar a convergência global do mundo digital e modalidades de entrega do tipo as a service, e inovar provendo soluções baseadas nessa vertente.

Os resultados que podem ser alcançados com iniciativas neste sentido são surpreendentes.

5-coisas

Quer saber mais. Entre em contato. Em breve novos posts sobre o assunto.

Grande abraço!

 

VÍDEO DE APRESENTAÇÃO

Eduardo Magalhães on Linkedin
Eduardo Magalhães
Engenheiro com 11 anos de experiência profissional, incluindo dois anos de experiência internacional nos EUA. Mestre em engenharia elétrica, com especialidades na área de óleo e gás e Big Data/Advanced Analytics. Sólida experiência em otimização de processos e malhas de controle, data mining e TI industrial. Também possui conhecimento em Data Science, Big Data, programação de CLP, PIMS e liderança técnica de equipes. Expertise nas indústria siderúrgica e mineração. Nas horas vagas seu maior hobby é a música!

Engineer with eleven years of professional experience including two years of international experience as an engineer in the USA. Master’s degree in electrical engineering and specialist degree in oil and gas engineering. Has strong experience in control loop performance and process optimization, data mining and Industrial IT. Knowledge of Data Science, Big Data, PLC programming, PIMS and technical leader shipment. Expertise in the metals and mining industry. During his free time his greatest passion is music!