Blog

Gestão ágil de projetos de engenharia usando Planning Poker

Erros e acertos na aplicação de Scrum em um ambiente de engenharia – Parte 2

Por maiores que sejam as vantagens em utilizar metodologia ágil, alguns contextos necessitam atenção especial para certos detalhes e podem requerer algumas adaptações na metodologia. É o caso da engenharia. E, ainda que a bibliografia sobre Scrum, DevOps e outros métodos cresça a cada dia, materiais relatando eventuais problemas e as formas de evita-los ainda são quase inexistentes.

Leia mais

Erros e acertos na aplicação de Scrum em um ambiente de engenharia – Parte 1

O uso de metodologias ágeis se tornou a “bola da vez”. Scrum, DevOps, Extreme Programming e outros métodos ganharam seções cativas nas livrarias com milhares de livros lançados e vêm sendo tema de inúmeros cursos e palestras. Esse cenário levou várias empresas a quererem utilizar essas metodologias em seus processos, mas a aplicação dos conceitos pode não ser tão simples, requerendo adaptações conforme o contexto e o tipo de serviço.

Leia mais

A presença da IHM Stefanini no Mining Hub

Em janeiro foi inaugurado em Belo Horizonte o Mining Hub, primeiro hub voltado para a mineração em todo o mundo. Trata-se de um espaço de trabalho comum para mineradoras, startups, empresas de tecnologia, pesquisadores e investidores, permitindo trocar perspectivas e mesmo atuar em parceria. Com anos de atuação nesse meio, a IHM Stefanini integra o espaço desde a inauguração. Como o hub pode contribuir para transformar a indústria mineradora, e como a IHM Stefanini pode ajudar nesse processo? Com a palavra, nosso Diretor de Digital Industry, Gustavo Brito.

Leia mais

Os 5 maiores enganos sobre gestão de alarmes

Na maior parte das indústrias os dados de alarme não são considerados um ativo de informação importante. Conforme relatório da ASM Consortium Managing Human Reliability: An Abnormal Situation Management Historical perspective, métricas de desempenho ruins e taxa de erros operacionais devido a erros humanos próximas a 40%, demonstram uma atitude de descaso ou desconhecimento do impacto negativo da falta de gestão destes alarmes. Este comportamento leva a indústria a desperdiçar oportunidades de melhoria operacionais que poderiam alavancar a eficiência, garantir segurança e elevar a inteligência de processo a patamares muito superiores. Neste artigo pretende-se descrever, com base em estudos de caso reais, quais são os principais motivos desta falta de clareza do potencial da gestão de alarmes e quais seriam os elementos fundamentais de uma uma boa solução.

Leia mais

Escritório de Otimização de Processos: Muito além das malhas de controle

Em 2019, vamos comemorar 30 anos de pesquisas sobre métodos de implementação de técnicas de Control Loop Performance Monitoring (CPM) nas indústrias. No momento em que se discute a Indústria 4.0 e o impacto da aplicação de novas tecnologias no ambiente industrial, pouco se fala deste assunto e da abordagem tecnológica e metodológica necessária para efetiva utilização de CPM.

Leia mais