Blog

Os 5 maiores enganos sobre gestão de alarmes

Na maior parte das indústrias os dados de alarme não são considerados um ativo de informação importante. Conforme relatório da ASM Consortium Managing Human Reliability: An Abnormal Situation Management Historical perspective, métricas de desempenho ruins e taxa de erros operacionais devido a erros humanos próximas a 40%, demonstram uma atitude de descaso ou desconhecimento do impacto negativo da falta de gestão destes alarmes. Este comportamento leva a indústria a desperdiçar oportunidades de melhoria operacionais que poderiam alavancar a eficiência, garantir segurança e elevar a inteligência de processo a patamares muito superiores. Neste artigo pretende-se descrever, com base em estudos de caso reais, quais são os principais motivos desta falta de clareza do potencial da gestão de alarmes e quais seriam os elementos fundamentais de uma uma boa solução.

Leia mais

Escritório de Otimização de Processos: Muito além das malhas de controle

Em 2019, vamos comemorar 30 anos de pesquisas sobre métodos de implementação de técnicas de Control Loop Performance Monitoring (CPM) nas indústrias. No momento em que se discute a Indústria 4.0 e o impacto da aplicação de novas tecnologias no ambiente industrial, pouco se fala deste assunto e da abordagem tecnológica e metodológica necessária para efetiva utilização de CPM.

Leia mais

Otimização no processo de deslamagem: reduzindo as micro-paradas

Ei pessoal!

O assunto de hoje é a otimização do controle de nível de um tanque, procedimento que é vastamente utilizado em processos industriais de diferentes segmentos. Vamos falar de um caso específico que ocorreu numa planta de beneficiamento do minério de ferro, envolvendo uma bomba de polpa responsável pela alimentação do processo de deslamagem. O principal benefício que obtivemos foi a redução do número de paradas da bomba, o que garantiu um melhor rendimento nesse processo.

Leia mais

Gerenciamento de alarmes orientado a processos: Capturando oportunidades de melhoria

Uma boa gestão de alarmes melhora consideravelmente a resposta do operador às reais perturbações de um processo. Além desse benefício, outro aspecto não tão explorado desses projetos é a captura de oportunidades de otimização e melhorias de processo a partir de dados de alarmes. Neste artigo damos alguns exemplos de como uma abordagem baseada em iterações ágeis e contínuas de gestão de alarmes pode contribuir para capturar essas oportunidades e gerar mais inteligência operacional.

Leia mais