O FTT é um conjunto que protege transformadores com isolamento a seco da ação de transitórios rápidos, que após algum tempo levam à degradação do enrolamento desses transformadores. Com isso, a isolação tende a falhar, resultando em curto-circuitos entre espiras ou desta para a terra. De fácil instalação e manutenção, o FTT atua pela preservação da vida útil dos transformadores, garantindo que o sistema elétrico continue atuando de maneira confiável.
O uso de transformadores secos de média tensão é recorrente na indústria e mesmo em instalações comerciais, e seu chaveamento atualmente é feito por disjuntores a vácuo ou a gás SF6. A questão é que esses disjuntores geram transitórios rápidos que em certo tempo degradam os transformadores,levando a faltas de energia elétrica que prejudicam o processo produtivo e acustos com o reparo ou reposição do transformador.
O conjunto é formado pela associação de resistores e capacitores especiais em paralelo com um conjunto de para-raios: os capacitores diminui o crescimento da onda incidente, e os resistores e o para-raios diminuem o valor da tensão refratada nos enrolamentos do transformador. Comisso, os parâmetros do sistema elétrico são modificados e se evita o aparecimento das ressonâncias que danificam o enrolamento.
Sabemos como é difícil encontrar ferramentas eficientes e soluções adequadas para seus problemas. Nosso time está à disposição para te ajudar a escolher a melhor solução, com base em nossa experiência nas mais diversas áreas da indústria.
Artigo de Leonardo Vieira, diretor responsável pela operação da ihm nos EUA, sobre a forma como a inteligência artificial tem mudado o uso de dados na indústria (em inglês).
Artigo do nosso diretor Gustavo Brito sobre os desafios que a pandemia traz para a indústria e qual pode ser a realidade daqui em diante.
Matéria que aborda o uso de automação e integração de dados em processos logísticos, e como isso pode fazer diferença.