O RAM-UMT-02 é um conjunto de resistores de aterramento em M.T. com o diferencial de possuir um monitoramento da integridade do circuito neutro-terra, permitindo que sejam detectados rompimentos e evitando assim sérios acidentes.
Durante sua vida útil, é natural que componentes envelheçam,estando sujeitos a corrosão, umidade e esforços térmico. Tudo isso contribui para que possa haver rompimento do circuito, o que impede seu desligamento no caso de uma falta para a terra e resulta e resulta em sobretensões transitórias. Se não é fácil impedir o rompimento do circuito, o monitoramento permite se antecipar ao problema e dar manutenção, garantindo que ele esteja sempre apto a desempenhar suas funções.
Aplicável a resistores de aterramento na faixa de 2,4kV a 13,8kV, o monitoramento em questão é feito a partir de um conjunto composto por uma unidade eletrônica microprocessada e um sensor resistivo, conjunto este que opera com base na injeção de uma corrente controlada online em forma de um loop circulando no trecho do circuito a ser monitorado. Ocorrendo a perda de continuidade elétrica (rompimento dos elementos resistivos), o loop de corrente irá se interromper e a unidade eletrônica atuará sinalizando a referida ocorrência através de um contato para atuação remota.
O monitoramento através da unidade UMT-02 pode ser efetuado nas instalações de resistores de aterramento existentes em forma de «upgrade» ou em novas instalações.
Sabemos como é difícil encontrar ferramentas eficientes e soluções adequadas para seus problemas. Nosso time está à disposição para te ajudar a escolher a melhor solução, com base em nossa experiência nas mais diversas áreas da indústria.
Artigo de Leonardo Vieira, diretor responsável pela operação da ihm nos EUA, sobre a forma como a inteligência artificial tem mudado o uso de dados na indústria (em inglês).
Artigo do nosso diretor Gustavo Brito sobre os desafios que a pandemia traz para a indústria e qual pode ser a realidade daqui em diante.
Matéria que aborda o uso de automação e integração de dados em processos logísticos, e como isso pode fazer diferença.